VIVER...

A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO, CANTE, CHORE, DANCE, RIA E VIVA INTENSAMENTE, ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS...

CHARLES CHAPLIM

24 novembro 2011

EU te ensino a voar...


Eu fui para Unicamp alguns dias atrás e por problema de saúde estou afastada da  faculdade, e meus alunos amados que agradeço a força e carinho me fizeram uma surpresa, me visitaram em casa, mas naquele dia estava justamente sentindo a solidão da dor... Um aluno perguntou-me se eu estava com medo da cirurgia e de algo acontecer ou eu morrer... Eu olhei para ele e sorri levemente, fixei meus olhos nele e respondi algo que acho que ele não esperava... Eu respondi que não tinha medo de morrer, mas de ficar viva... Que Viver é difícil.
Pude ver em seus olhos e sentir sua tristeza, decepção e uma mistura confusa... Por achar que eu sou a super mulher e não me fez mais perguntas. Mas abracei-o e disse tenho medo, mas acima de tudo isso, vale a pena viver...

E quero escrever isso: Diga-me: Seu dia valeu à pena? Esta semana está valendo à pena?

Você tem algo pra comemorar, ou algo para ser esquecido? Todos nós deveríamos fazer ou pelo menos tentar fazer esse balanço ao final do dia, nos perguntando: O dia de hoje valeu a pena?

Pois se fizer, com certeza teria um parâmetro para direcionar sua força para uma nova direção amanhã, ou ainda, dar mais ênfase naquilo que está dando certo.

Infelizmente, muitas pessoas fazem essa pergunta, já com alguns anos percorridos. E aí pode ser que a resposta que se obtêm, choque de alguma forma.  O que nos deixa mais tristes ou infelizes é a solidão da dor.

Não estou errada, nem escrevi errado e não inverti as palavras, porque uma coisa é a dor da solidão, que milhares de almas, mesmo acompanhadas conhecem, e outra coisa é a solidão da dor.

Você sabe o que é solidão da dor?  A solidão da dor é a que cabe a nós, inteiramente.  É a que julgamos a maior do mundo, a mais pesada e difícil de carregar, aquela que diminui nossa estatura e agigantam todos os outros que estão ao nosso redor, nos fazendo sentir um nada, é a que mata cada fibra do nosso coração, aquela que queima a alma e nos faz esquecer todas as alegrias e bênçãos recebidas na nossa vida, acredito ser não a maior dor, mas uma delas que um ser humano pode passar. Ela é Perigosamente destrutiva, afasta-nos do bem e do bom, da luz do sol, da Cruz, das pessoas, dos sonhos, das promessas Divinas e todas as nossas esperanças...

E agora que você está pensando no assunto, vou fazer outra pergunta provocadora! Mas tão importante quanto à primeira. Digamos que seu dia foi fantástico, uma grande vitória, uma conquista pessoal ou profissional. Vai contar pra quem? Você tem alguém para compartilhar suas alegrias ou tristezas?  Acredito que você não vive isolado numa ilha deserta...

Eu falo isso, porque nós seres humanos temos necessidade de dividir os sentimentos com alguém. Por mais feliz que sejamos ou pelo menos tentamos ser, se não houver ninguém para compartilhar, a felicidade não faz sentido. De que vale uma grande conquista, sem alguém que lhe abrace e diga: Parabéns, você venceu! Você merece!

De que adianta sentir uma grande alegria se não tiver ninguém para saber disso? Não faz sentido sorrir, se não houver alguém para rir conosco ou observar nosso sorriso. Sem alguém para dividir conosco as nossas alegrias e tristezas, a vida fica sem sentido.  Eu como ser humano normal ou quase normal, sinto necessidade extrema disso, você não?

Sem alguém para compartilhar, não haveria abraços, nem apertos de mãos, nem troca de idéias. E olha só nem Emails, torpedos, mensagens.  Não haveria como dividir os medos, carências, os anseios, os sonhos, as alegrias e as vitórias...

Quando vejo um filme e algo me chama a atenção, principalmente por eu ser muito romântica e sonhadora, logo quero falar sobre o filme, contar para alguém, mesmo que esse alguém seja um colega, amigo ou até mesmo um desconhecido que comecei a bater papo.
Sugiro então, para compartilharmos, nossas conquistas e por que não as tristezas, as derrotas não somos super heróis e nem tão fortes demais para não necessitar e precisar dividir não apenas as alegrias, mas às vezes as dores precisam muito e muito mais...

Descubra a arte de compartilhar e perceberá que a vida lhe mostrará um colorido todo especial. Jesus também sofreu a dor da solidão e do abandono, sofreu a dor da dor, a lança atravessada, o peso da cruz e do cravo nas mãos.

Mas Ele não experimentou a solidão da dor. Ele sabia que não estava só e mesmo nos momentos mais difíceis de serem suportados, jamais estaria só,  erguia os olhos para o Céu, e sabia que o Pai o olhava e o sustentava.

Contamos tudo o que recebemos da vida e particularmente de Deus. Apagamos facilmente o bem, as alegrias, as bênçãos que caem gota a gota na nossa cabeça nos ungindo e reavivamos as dores que fatalmente colhemos nos caminhos muitas vezes por nós mesmos escolhidos.

Contamos nossas dores, as contabilizamos, somamos e nos esquecemos de acrescentar as alegrias que podem diminuí-las ou pelo menos nos mostrar que na balança da vida nem tudo é perda e sofrimento...

Conta sim, uma a uma, as bênçãos da sua vida. Você vai ver que a esperança ainda vive,  que a luz brilha, que as flores continuam nascendo apesar das secas ou das enchentes, que o Sol sempre volta a Brilhar...

Não sei como sentirá, mas sei que você vai ver que, silencioso, Deus olha por nós e continua mesmo que nós não mereçamos nada, distribuindo o bem. Amando-Nos, mesmo se aos nossos olhos as graças, as bênçãos e as vitórias pareçam invisíveis.

Por isso hoje queria compartilhar com você, que mesmo hoje tudo pareça escuro, sem saída, que a dor não quer afastar, creia que o seu fundo do poço tem mola, e o impulso vem do Senhor que não desiste de nós em nenhum momento, todos podem te abandonar, esquecer as promessas, fingir, afastar, Mas Ele ainda continua ali, olha em seus olhos segura em suas mãos e fala:
Vamos subir o poço, Eu te ensino a Voar...

Pense nisso...


3 comentários:

  1. Um lindo texto.
    Muito emocionante. Obrigado pelas lindas palavras postadas aqui.

    Um bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu amigo pelo carinho e os comentários que sempre deixa em minha página... Obrigada de coração, beijos

    ResponderExcluir