VIVER...

A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO, CANTE, CHORE, DANCE, RIA E VIVA INTENSAMENTE, ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS...

CHARLES CHAPLIM

31 agosto 2011

E a Vida continua linda!!


Hoje conversando com algumas pessoas, disseram que  nós acostumamos com tudo na vida. Eu parei pensei que com o tempo tudo parecia normal dentro do nosso coração e nos concentraríamos em outras coisas. Mas penso diferente, não podemos e não acostumamos com tudo na vida...
Só aprendemos a não se surpreender. Mas dentro do nosso peito aquele sentimento de incompreensão continua intacto, mesmo se aprendemos a viver e conviver com o que nos choca, nos maltrata e deixa o futuro às vezes incerto.
Hoje quero falar com você sobre a efemeridade da vida. Ou seja, quanto nossa vida é efêmera. Aliás, você saberia explicar em rápidas palavras o que é “efêmero”?
De forma bem rápida, efêmero é: “Aquilo que dura pouco, que é passageiro, transitório”.
Então se a vida é transitória, passageira, por que damos muita importância às coisas menos importantes. E muitas vezes não temos tempo, ou não nos damos condições nenhuma de arranjar o tempo, para estar com alguém que amamos ou desejamos, ou fazer algo importante por nós mesmos... Como uma pessoa agiria se entendesse realmente que tudo é efêmero?
Eu diria, que, se você pudesse ter a consciência do quanto à vida é efêmera, talvez pensasse duas vezes, antes de jogar fora todas as oportunidades que surgem em sua vida e de ser e fazer outras pessoas felizes.
A vida continua bela, apesar de tudo. Ela existe independente de toda a maldade humana e mesmo independente de toda bondade.
A vida não é vazia, ela é plena. Vazios muitas vezes sentimos nós, quando a solidão vai escurecendo todo o nosso interior e parece apagar tudo o que vivemos e os porquês da nossa existência. São esses momentos onde perguntamos onde ir  e o que fazer,  sem ver ao menos soluções que possam nos fazer acreditar que existe esperança.
Por causa da ausência de consciência, sobre a transitoriedade da vida, muitas flores são colhidas cedo demais, algumas, mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, se entregam ao vento. Mas não sabemos adivinhar.
Não sabemos por quanto tempo estaremos enfeitando esse mundo e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor.
Nascemos independentes da nossa vontade. Mas a vida é um encanto. E nos encanta. Os primeiros risos, as primeiras flores, os primeiros amanheceres... As primeiras descobertas. Vamos desbravando a vida e enfrentando o desconhecido maravilhado...
Então vêm os primeiros nãos. As primeiras quedas, as primeiras decepções, as primeiras lágrimas que não nos impedem, nem por isso, de seguir em frente... A vida não para e é indiferente a nossa dor.
Infelizmente descuidamos do mais importante, nós mesmo. E cuidamos apenas dos outros.
Entristecemos por coisas tão pequenas e perdemos horas preciosas, dias lindos, meses e às vezes anos e anos com isso... Calamos quando deviríamos falar e falamos muito quando deveríamos ficar em silêncio...
Não damos um abraço a uma alma carente que tanto pede isso porque muitos fatores nos impedem  dessa aproximação, talvez tempo, distancia, medo...
Nem um beijo carinhoso "porque não está acostumado com isso" e não diz que ama ou até mesmo que gosta porque acha que o outro já sabe o que você sente...
Assim, tempo passa de uma forma implacável. Passa a noite e chega mais um dia, o sol nasce e logo adormece, e as pessoas continuam as mesmas, fechadas em si, fechadas em seu egoísmo.
Reclamam de tudo, do que não tem, ou acham que nunca tem o suficiente, por que são merecedoras de muito mais. Comparam suas vidas com as daqueles que possuem mais... Achando que são inferiores.
Quero sugerir então que você experimente comparar sua vida com aqueles que possuem menos.  Tenho certeza que para sua percepção do mundo, da vida. Isso faria uma grande diferença!
O tempo passa tão rápido... E as pessoas, passam pela vida e não vive uma vida plena e feliz, apenas, sobrevivem, porque não sabem fazer outra coisa... Até que, inesperadamente, acorda olha para trás e se pergunta: "E agora?" “O que eu fiz”?
Quis chamar sua atenção, para que você pare um pouco hoje e reflita. Pois, hoje, ainda tem tempo de reconstruir alguma coisa, de dar aquele abraço em um amigo, de satisfazer uma alma carente,  de dizer uma palavra carinhosa, um gesto de amor e acima de tudo agradecer pelo que você tem.
Lembre-se, que nunca se é velho demais ou jovem demais para amar. Não fique ai, parado, olhando para trás. O que passou, passou. O que você já perdeu não volta, perdido está.
Olhe para horizonte, aprecie este momento, esta oportunidade única. Reflita e faça deste momento, um momento único e decida-se. Agradeça pela vida que você tem e por todas as lições aprendidas e por aquelas que ainda pode apreender.
Dê graças ainda que as lágrimas te salguem a boca, dê graças, pois a maior derrota do homem é desistir de si mesmo.
Tudo pode ter um fim. Mas todo fim pode ser o início de um recomeço. E a vida continua linda. E Deus sabe do que precisamos para nos pôr de pé se não abandonamos a Ele nessa nova chance de recomeçar...

Pense nisso...

3 comentários:

  1. Mirele,

    adoro suas mensagens, não tenho palavras para descrever, só peço que continue postando, pois serei seu seguidor. E que Deus te abençoe e ilumine sempre seu caminho.

    Um forte abraço com muito carinho, de seu novo amigo,

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Rubens Soares Araujo7 de setembro de 2011 12:30

    Mirele,

    ...existe um velho provérbio africano que diz:
    "When a man dies, it's as if a whole library buns down." ou seja,
    "Quando um homem morre é como se uma biblioteca inteira se incendiasse."
    Por isso não deixe de editar seus livros e aos poucos criar seu acervo.

    Abraços de respeito e carinho por você,

    Rubens Araujo

    07, setembro de 2011.

    ResponderExcluir
  3. Franciele maciel carreira25 de abril de 2012 11:00

    MIRELE ADOREI SUAS MENSAGENS FIQUEI IMPRESSIONADA COM SUAS MENSAGENS
    TENHO UM GRANDE CARINHO E AMIZADE POR VOCÊ!

    ABRAÇOS E BEIJINHOS!!!

    ResponderExcluir