VIVER...

A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO, CANTE, CHORE, DANCE, RIA E VIVA INTENSAMENTE, ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS...

CHARLES CHAPLIM

10 junho 2011

Como demonstrar amor ao próximo?


Sabemos que somos seres dotados de inteligência, por isso mesmo que podemos demonstrar e praticar nossa inteligência por meio de atos algumas vezes bem simples e outras não muito, mas atos de amor ao próximo... Nossos semelhantes.
Essa prática, amar o próximo como a si mesmo é preceito exaustivamente repetido, por inúmeras religiões e mesmo quem não pratica religião alguma. É bíblico.
O que acontece é que nem sempre sabemos exatamente o que significa esse verdadeiro Amor ao próximo.  Aprendemos a amar as pessoas sem que possamos julgá-las pela sua aparência ou modo de ser, sem que possamos etiquetá-las. E isso acontece sempre, colocamos rótulos e etiquetas nas pessoas.
O mundo está muito carente de pessoas que se Amem: Pessoas animadas, vivas e expressivas, independente das circunstâncias vividas, no passado...
Pessoas sem medo de dizer as suas verdades ou no que acreditam. Pessoas que se sintam a vontade para serem inteligentes, que não necessitem competir, se humilhar para conseguir um espaço que considerem “seu” na sociedade.
Na verdade precisamos deixar de lado os preconceitos e ver a essência de cada ser.
Saint-Exupéry disse: "Foi o tempo que perdestes com tua rosa que fez tua rosa tão importante." E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada pessoa que faz cada um tão importante. Porque tempo gasto com Amor é tempo ganho, aproveitado, vivido.
Precisamos ter a convicção que somos humanos e buscamos companheiros para tornar a vida melhor, assim, constantemente buscamos o Amor.
E como é bom amar, e saber que o mais importante é lembrar de que só existe amor quando existe: Companheirismo, admiração, respeito, carinho, uma mão estendida.
O Amor é o único sentimento capaz de superar e mudar TUDO. Nenhuma diferença racial, de credo, social ou cultural é mais forte que o Amor ou pode vencê-lo.
Ame mais, sem ressalvas e sem restrições,  afinal, pessoas amadas tornam o mundo mil vezes melhor. Apenas quem ama é capaz de rir a toa por um simples e-mail recebido, uma mensagem no celular ou por ver seu amado mesmo que seja à distância...
Apenas quem se deixa Amar e conhece um Amor sincero é capaz de se amar mais e ser feliz... Amar ao próximo é fazer a alegria de alguém, por mais insignificante que ela possa parecer.
Quero contar uma historinha conhecida por muitos, não conheço o autor...
Havia uma sorveteria no bairro e seu sorvete era delicioso. Sabores variados. Clientela bem atendida um lugar muito bonito.
Homens, mulheres, crianças, todos fazem filas e aguardam pacientemente a sua vez.
Tudo por um sorvete gostoso.
Nessa fila havia uma menininha sozinha, com o dinheiro na mão.
Esperou, sem reclamar, mesmo quando uns garotos passaram à sua frente, sem cerimônia e sem polidez.
Quando chegou ao caixa, antes que pudesse falar qualquer coisa, o funcionário sério e hostil lhe ordenou que saísse e lesse o cartaz na porta.
Ela baixou a cabeça, engoliu em seco e saiu. Levantou seu olhar e leu o cartaz, bem grande, na porta de entrada: PROÍBIDO ENTRAR DESCALÇO!
Olhou para os seus pés descalços e sentiu as lágrimas chegarem aos olhos. O gosto do sorvete não comprado se diluindo na boca.
Estava se retirando, cabisbaixa, quando uma mão forte a tocou no ombro. Era um homem alto, grande. Para a menininha, ele parecia um gigante.  Foi com ela até o meio-fio, sentou-se e tirou os seus sapatos número 44 e os colocou em frente a ela.
Depois, suspendeu-a e enfiou os pezinhos dela nos seus sapatos enormes. E disse:
- Eu fico aqui, esperando.  Vá buscar o seu sorvete! Não tenho pressa.
Ela sorriu e foi deslizando os pezinhos, arrastando os sapatos enormes, até o caixa.
Comprou sua ficha e saiu dali vitoriosa, com seu sorvete na mão.
Quando foi devolver os sapatos para aquele homem, de pés grandes, ela se deu conta de que se ele tinha pés enormes, mas muito maior ainda era o seu coração.

Amar é muito mais que apenas dizer.EU TE AMO.  É ter olhos de ver a necessidade embutida nos olhos tristes. 
É ter ouvidos de ouvir os soluços afogados na garganta e os pedidos jamais expressos.
Amar ao próximo é simplesmente ter a capacidade de olhar um pouco além de si mesmo...

Um comentário:

  1. Amei esse post!!! Me ajudou muito! Agora, estou meia que sem saber daquilo que eu tenho necessidade. Por vezes é mais fácil ver as necessidades dos outros...
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir