VIVER...

A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO, CANTE, CHORE, DANCE, RIA E VIVA INTENSAMENTE, ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS...

CHARLES CHAPLIM

04 fevereiro 2011

"E a terra abriu a boca e os tragou ..."Números 16:32

Todo o Brasil viu espantando nos últimos dias as tragédias referentes às chuvas que aconteceram em várias cidades pelo Brasil. Não temos como avaliar critérios técnicos de engenharia, nem de citar os responsáveis imediatos por essa triste fatalidade. Vidas foram pedidas, almas foram ceifadas, esse é o fato mais lamentável. Como se não bastassem as vidas perdidas, moradores das proximidades viram, em questão de instantes, suas casas e patrimônios construídos, muitas das vezes com o suor de toda uma vida, irem "buraco a baixo",  arrastados por chuvas fortíssimas sem poder fazer nada. Outros, que não foram engolidos pelas enchentes e correntezas, mas que se encontram em áreas de risco, muitos tiveram que sair correndo de suas residências, levando, algumas das vezes, apenas a roupa do corpo. Do nada, essas pessoas se tornaram desabrigadas, pois seus imóveis foram condenados pela defensoria civil.
Dezenas de pessoas fizeram plantão nos hospitais, plantão em prontos de socorro em busca de informações de parentes e amigos queridos que simplesmente desapareceram em meio à tragédia. Em uma reportagem, foram mostrados alguns poucos psicólogos e assistentes sociais para tentar consolar a enormidade de lágrimas, choro e prantos dos que se encontravam nas imediações, em busca de notícias.
Muitos, com toda razão, se queixavam da falta de informação e de assistência e apoio emocional, porque foram poucos os profissionais convocados para prestar tal atendimento. No entanto, quando um desses psicólogos foi entrevistado, ele fez uma triste reclamação: "Somos poucos, infelizmente. E não há qualquer religioso presente para nos dar qualquer apoio". Isso sim foi para mim e creio que para Deus uma declaração CHOCANTE!
Onde estão os cristãos em um momento como esse? Onde estão as Igreja de Cristo? Os pastores? A comitiva de "apóstolos, Bispos”. Vimos muitas dessas figuras com bastante frequência durante as últimas eleições, sempre sorridentes e com promessas de um Brasil  melhor, com o governo dos seus indicados. Alguns foram eleitos, outros não. Mas a questão aqui, evidentemente, não é política.
São Paulo possui uma das maiores representação nacional de cristãos de todo o país. A multidão que vemos anualmente na Av. Paulista "marchando para Jesus" não deixa de ser prova disso. Mas onde estão essa multidão quando se trata de dar pão ao que tem fome e água ao que tem sede?
Pessoas estão sofrendo, em total desespero, e precisam de ajuda. Não apenas pelas chuvas, mas clinicas estão cheias de dependentes químicos deixados como antes os leprosos ficam, afastados do arraial. Todas essas pessoas, que sofrem por desastres ou outros tipos de dores, precisam de apoio emocional e espiritual. O país inteiro está sendo testemunha dessa tragédia nacional. Mas cadê a Igreja de Cristo? Esses são os frutos de todo o estardalhaço gospel que volta e meia vemos a mídia anunciando? Será que estamos ocupados demais com nossos compromissos religiosos e com a nossa própria vida que simplesmente deixamos de cumprir os mandamentos básicos de Jesus?
A terra abriu sua boca e tragou muitas vidas, as águas desabaram, trazendo dor e sofrimento a muitas famílias. Mas enquanto ela faz isso, a Igreja faz justamente o contrário. Cala-se. Mostra-se omissa e indiferente à dor e ao sofrimento de pessoas que perderam, quando não pessoas amadas, tudo o que tinham, cada um se preocupa com seu umbigo apenas. Eu mesma fiz uma campanha para arrecadar dinheiro, roupas, alimentos, para uma família que perdeu a casa em um incêndio, e os primeiros a criticarem foram os que se dizem crentes, dizendo que nunca viram um justo mendigar o pão, julgamentos apenas, bando de covardes, raças de vibóras.
Não sei quantas mais tragédias teremos que enfrentar até que a assim chamada, Igreja de Cristo, saia da sua obscuridade e do seu egocentrismo e de fato mostre a sua cara, sem intenções denominacionais ou políticas, em prol das vidas necessitadas. 
Estamos contaminados demais com o lixo da Babilônia para ver que estamos mais afastados de Deus do que somos capazes de imaginar. Estamos tão cegos em relação ao nosso orgulho que somos incapazes de perceber que o próprio Deus, o Deus do amor e da misericórdia e graça  tem nos resistido, e muitas vezes temos a coragem de perguntar o por que ainda.
O céu abriu sua boca. Tragou muitas vidas. Talvez já tenhamos sido tragados pela boca do reino das trevas e nem nos damos conta disso, devido acharmos que somos santos demais. 
Enquanto não nos arrependermos dos nossos pecados e estar na presença de Deus e ser como Jesus que veio para servir, e tornarmos um só Corpo Vivo, literalmente, em vez de simples frequentadores de Igreja, de nada adiantará marchas, shows, feiras, campanhas, cruzadas, retiros, etc. em prol de uma bandeira que nem sabemos qual é, mas que fingimos carregar.
Paulo disse que JESUS era servo, e em excelência, Sei que posso ser uma pequena voz, ainda inaudível diante do pranto de dor do mundo, mas creio que o VERDADEIRO Poder de Deus é capaz de fazer a única diferença na face desse planeta. Sejamos então imitadores de Cristo, façamos a diferença...
Recomendo a leitura do livro 
"AS PROVAÇÕES DE UM GUERREIRO", da Rebecca Brown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário