VIVER...

A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO, CANTE, CHORE, DANCE, RIA E VIVA INTENSAMENTE, ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS...

CHARLES CHAPLIM

31 agosto 2011

E a Vida continua linda!!


Hoje conversando com algumas pessoas, disseram que  nós acostumamos com tudo na vida. Eu parei pensei que com o tempo tudo parecia normal dentro do nosso coração e nos concentraríamos em outras coisas. Mas penso diferente, não podemos e não acostumamos com tudo na vida...
Só aprendemos a não se surpreender. Mas dentro do nosso peito aquele sentimento de incompreensão continua intacto, mesmo se aprendemos a viver e conviver com o que nos choca, nos maltrata e deixa o futuro às vezes incerto.
Hoje quero falar com você sobre a efemeridade da vida. Ou seja, quanto nossa vida é efêmera. Aliás, você saberia explicar em rápidas palavras o que é “efêmero”?
De forma bem rápida, efêmero é: “Aquilo que dura pouco, que é passageiro, transitório”.
Então se a vida é transitória, passageira, por que damos muita importância às coisas menos importantes. E muitas vezes não temos tempo, ou não nos damos condições nenhuma de arranjar o tempo, para estar com alguém que amamos ou desejamos, ou fazer algo importante por nós mesmos... Como uma pessoa agiria se entendesse realmente que tudo é efêmero?
Eu diria, que, se você pudesse ter a consciência do quanto à vida é efêmera, talvez pensasse duas vezes, antes de jogar fora todas as oportunidades que surgem em sua vida e de ser e fazer outras pessoas felizes.
A vida continua bela, apesar de tudo. Ela existe independente de toda a maldade humana e mesmo independente de toda bondade.
A vida não é vazia, ela é plena. Vazios muitas vezes sentimos nós, quando a solidão vai escurecendo todo o nosso interior e parece apagar tudo o que vivemos e os porquês da nossa existência. São esses momentos onde perguntamos onde ir  e o que fazer,  sem ver ao menos soluções que possam nos fazer acreditar que existe esperança.
Por causa da ausência de consciência, sobre a transitoriedade da vida, muitas flores são colhidas cedo demais, algumas, mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, se entregam ao vento. Mas não sabemos adivinhar.
Não sabemos por quanto tempo estaremos enfeitando esse mundo e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor.
Nascemos independentes da nossa vontade. Mas a vida é um encanto. E nos encanta. Os primeiros risos, as primeiras flores, os primeiros amanheceres... As primeiras descobertas. Vamos desbravando a vida e enfrentando o desconhecido maravilhado...
Então vêm os primeiros nãos. As primeiras quedas, as primeiras decepções, as primeiras lágrimas que não nos impedem, nem por isso, de seguir em frente... A vida não para e é indiferente a nossa dor.
Infelizmente descuidamos do mais importante, nós mesmo. E cuidamos apenas dos outros.
Entristecemos por coisas tão pequenas e perdemos horas preciosas, dias lindos, meses e às vezes anos e anos com isso... Calamos quando deviríamos falar e falamos muito quando deveríamos ficar em silêncio...
Não damos um abraço a uma alma carente que tanto pede isso porque muitos fatores nos impedem  dessa aproximação, talvez tempo, distancia, medo...
Nem um beijo carinhoso "porque não está acostumado com isso" e não diz que ama ou até mesmo que gosta porque acha que o outro já sabe o que você sente...
Assim, tempo passa de uma forma implacável. Passa a noite e chega mais um dia, o sol nasce e logo adormece, e as pessoas continuam as mesmas, fechadas em si, fechadas em seu egoísmo.
Reclamam de tudo, do que não tem, ou acham que nunca tem o suficiente, por que são merecedoras de muito mais. Comparam suas vidas com as daqueles que possuem mais... Achando que são inferiores.
Quero sugerir então que você experimente comparar sua vida com aqueles que possuem menos.  Tenho certeza que para sua percepção do mundo, da vida. Isso faria uma grande diferença!
O tempo passa tão rápido... E as pessoas, passam pela vida e não vive uma vida plena e feliz, apenas, sobrevivem, porque não sabem fazer outra coisa... Até que, inesperadamente, acorda olha para trás e se pergunta: "E agora?" “O que eu fiz”?
Quis chamar sua atenção, para que você pare um pouco hoje e reflita. Pois, hoje, ainda tem tempo de reconstruir alguma coisa, de dar aquele abraço em um amigo, de satisfazer uma alma carente,  de dizer uma palavra carinhosa, um gesto de amor e acima de tudo agradecer pelo que você tem.
Lembre-se, que nunca se é velho demais ou jovem demais para amar. Não fique ai, parado, olhando para trás. O que passou, passou. O que você já perdeu não volta, perdido está.
Olhe para horizonte, aprecie este momento, esta oportunidade única. Reflita e faça deste momento, um momento único e decida-se. Agradeça pela vida que você tem e por todas as lições aprendidas e por aquelas que ainda pode apreender.
Dê graças ainda que as lágrimas te salguem a boca, dê graças, pois a maior derrota do homem é desistir de si mesmo.
Tudo pode ter um fim. Mas todo fim pode ser o início de um recomeço. E a vida continua linda. E Deus sabe do que precisamos para nos pôr de pé se não abandonamos a Ele nessa nova chance de recomeçar...

Pense nisso...

25 agosto 2011

Rédeas da própria vida


Tantas coisas para dizer e tanto para pensar... Tantas idas e vindas que a vida nos oferece.
Eu tenho certeza que esta mensagem que você está lendo, não é em seu primeiro dia de vida. Então sabendo disso tenho a certeza que hoje não é um começo, e sim um recomeço.
Aliás, cada manhã é mais uma oportunidade de recomeçar. Recomeço de uma jornada, muitas das vezes longa e cansativa, e que não pode ser interrompida antes de ser concluída por você. Pois, esta jornada é chamada de vida.
Mas, os seres humanos têm uma característica muito positiva, que é essa capacidade de recomeçar. Recomeçar é preciso quando o que temos já não nos satisfaz. E recomeçar é sempre possível quando colocamos de lado as dúvidas, pois perdedor na vida não é quem tentou e não conseguiu, mas sim aquele que abandonou que perdeu a coragem e a fé.
Recomeçar é justamente a diferença dos que alcançam o sucesso pessoal ou profissional, daqueles que ficam pelo caminho lamentando a má sorte. Pense: quantas vezes você já precisou recomeçar algo em sua vida?
E com certeza você ainda irá recomeçar outras tantas. Por isso: “cair não é nenhuma vergonha ou tragédia”, embora muitos encarem desta maneira...
Na vida, o importante é ter a coragem para recomeçar. Coragem, para não desistir de sonhos, de buscar a realização e a construção diária da felicidade! Recomeçar, todas as vezes que for necessário.
Pergunto então por que não nos condicionamos a viver coisas novas, experimentar nem que seja por uma vez ousar. Se for nossa mente que nos comanda e que somos donos de nós, por que não pegarmos as rédeas, o comando?
A vida desabrocha por todos os cantos e precisamos vivê-la.  E vivê-la muito bem. Deus nos criou para sermos felizes, não para passarmos os dias perdidos em lamentos sem tomar atitudes.
Não importa se em algum momento da vida você pensou em desistir, de parar, ou, sentiu-se cansado. O que importa é que sempre é possível recomeçar.
Imagine: você ainda criança, sentada na areia duma praia, descontraído, construindo um castelo de areia. Você, nem percebe tempo passar. Seu castelo vai ganhando a forma que você imagina.
Mas lá a certa altura, vem uma onda mais forte, invade seu castelo e derruba sua obra-prima.
Assim, é a vida!
Quantas obras, que você levou tempo construindo, quantos relacionamentos, levaram muito do seu tempo investido, dedicado, para numa onda qualquer, ser totalmente destruído?
Esta não é hora de deixar-se levar pela lamentação. É sim, tempo para recomeçar.
Hora de você dar uma nova chance a si mesmo, de renovar a esperança na vida. De voltar a acreditar em si novamente. Também é hora de compreender que o sofrimento é um aprendizado.
Por isso, busque, crie, invente se necessário for à coragem para recomeçar. E essa coragem, vai surgir, quando você acreditar que merece o melhor para sua vida.
Não deixe o tempo passar... Recomece hoje!
É necessário pegar as rédeas da própria vida, ter o controle, a direção. Há coisas que ninguém pode fazer por nós e viver está entre elas. E viver no sentido real, sentir na pele e na alma os acontecimentos que movimentam o mundo, os doloridos e os que nos encantam.
Fechados em casa, sem espaço, limitados pelas paredes e pelos sofrimentos, vamos nos afundando num poço sem fundo, do qual será muito difícil nos levantar. É preciso reunir a coragem e a força, misturar a alegria de viver com o sonho de se chegar a algum lugar, dar passos e abrir os braços à vida.
Sempre aprendemos com nossos erros e com as pessoas em nosso caminho, mas não podemos contar que farão as coisas por nós. Servem de exemplo às vezes, mas não nos fazem viver suas experiências.
O fato é que de braços cruzados nunca chegaremos a voar por nós mesmos. Mãos à obra! É bem conhecido que grandes feitos sempre começaram por pequenos passos...
Pense nisso...

10 agosto 2011

Que hoje....


Faz dias que não entro aqui no Blog para deixar uma mensagem, estava com saudades...
Hoje quero dizer e desejar, que seja belo seu dia... Que você tenha muitos sorrisos, que provoquem suspiros e te tragam abraços...  Que Hoje, você sinta pelo menos uma gota de alegria no seu coração...
Que você desfrute do caminho da felicidade, olhando para o céu, as nuvens brancas e sentindo o vento soprando o rosto. Renovando velhas esperanças, provando novos sabores e um novo gosto...
Quero propor algo hoje, distraia-se, não faça nada e por pelo menos, um minuto esqueça as vozes, os barulhos,  sons de gritos ou brigas, da estrada, de um teclado de computador...
Agora, respire profundamente, dê um lindo sorriso, faça uma oração.
Pensa o quanto é bom se doar de alma e coração para fazer a diferença na vida de uma pessoa, mesmo que seja com palavras escritas ou faladas...
É incontestável o poder das palavras nas nossas vidas. As que dizemos e as que calamos as que saem do olhar, as que são ditas com lágrimas, as que fluem de um sorriso, as que são gritadas em silêncios que machucam... E aquelas tão simples que parecem banais demais, mas que nos tornam pessoas educadas, simpáticas, agradáveis e que nem precisam de estudos ou ser adultos para que façam parte do nosso vocabulário...
Mas jamais perca, a paixão pela vida, a vida é para ser vivida e com muita intensidade e alegria...
Saiba que a vida é uma estrada e cada minuto passado é irrecuperável. Cada sonho que temos simples ou extraordinário, é um futuro que colocamos no coração. É um pedacinho de felicidade que almejamos e que, por vezes, pensamos poder deixar de lado para as outras coisas que julgamos ser mais importantes...
Não faça isso você pode estar deixando a verdadeira felicidade para depois, como quem guarda o melhor para o fim, sem pensar que esse fim pode vir antes do que se espera ou que o cansaço da própria vida cause desânimo. Assim, os sonhos continuam sendo apenas sonhos...
Então, procure viver de bons momentos, com suas fantasias, visões e planos.
Cada dia é uma página. Cada hora é uma afirmação de tua personalidade, através das pessoas e das situações que te buscam.
Entenda que na estrada da vida, mesmo se na nossa frente, continua uma incógnita.  Mas sabemos que somos nós os passantes...
E se nosso sonho é uma flor, que a colhamos!  Se for uma viagem, que a façamos com o maior prazer!
Se for estar com alguém, que vamos então com nossas mãos e apressemos nossos passos em direção de quem desejamos estar! Não desista de seus sonhos jamais...
Pense Nisso...